Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aquecimento global: Realidade ou ficção?


   A temperatura média vai aumentar 5º C até 2100. As calotas polares iram derreter e o nível do mar vai aumentar. A água vai acabar e morreremos de sede. Essas e outras teorias são as primeiras coisas que vem na cabeça quando se fala de aquecimento global. É o que os cientistas falaram que vai acontecer e ponto final. Ou seja, de acordo com eles, já devemos fugir para os bunkers e esperar pelo apocalipse. Mas não é bem assim.
   Vivemos num planeta humanizado, onde boa parte dele foi modificado de acordo com os nossos interesses. Não dá mais para dizer que a mãe-natureza é quem manda, pois não é. O homem manda na natureza. Até as reservas naturais precisam do homem para poder existir. Ou seja, a natureza pode ser poderosa, mas os humanos são mais. Não precisamos mais depender tanto do clima para ter uma boa safra de frutos, não precisamos mais de chuva para não morrermos de sede. Quase tudo hoje é artificial.
    Mas mesmo com todo o poder que temos, não somos os únicos seres vivos nesse planeta. Precisamos pensar também nas outras criaturas que aqui vivem. Não é só porque podemos todos morrer que devemos preservar a natureza, pois, se pensar bem, é tudo farinha do mesmo saco. Se reduzirmos a emissão de CO2, estamos tentando diminuir a temperatura para não sofrermos no futuro. Se preservamos a natureza, estamos tentando garantir um futuro para todos os seres vivos. Se juntarmos os dois, teremos apenas um objetivo em mente. Dar a todos um futuro melhor.
    Desde os confins da humanidade, sempre pensamos em como será o nosso fim. A teoria mais recente da internet tem até data: 21/12/2012. De acordo com essa teoria, um planeta errante chamado Nibiru irá se chocar com a Terra e destruir tudo. Bem, falaram também que o mundo iria acabar em 06/06/2006 e aqui estamos... As consequências podem não ser tão catastróficas como preveem os cientistas, pois mesmo no mundo da ciência há muitos interesses por trás das descobertas científicas. Como explicar então todos esses fenômenos climáticos acontecendo no mundo todo? Pois bem, seria burrice achar que o nosso mundo é estável e não vai mudar nunca. Desde o nascimento da Terra, houve centenas de mudanças bruscas do clima mundial e o maior exemplo disso são as eras do gelo, onde o mundo ficou envolto numa camada de gelo. Essas eras aconteceram milhares de anos e em termos glaciológicos, ainda nos encontramos em uma era do gelo, pois o manto de gelo da Groenlândia assim como o manto da Antártica ainda existem. Ou seja, o degelo é natural e não temos culpa disso. Apenas, de acordo com os cientistas, apenas acelerando algo que já iria acontecer. Então como explicar os animais em extinção?
     Se não fosse a extinção de algumas criaturas, não estaríamos aqui, como é o caso dos dinossauros. Como qualquer criança deve saber, os dinossauros foram extintos a milhares de anos por um asteroide que se chocou contra a Terra. Foi um evento trágico, mas se pudéssemos voltar no tempo, impediríamos a extinção dos dinossauros sabendo que a raça humana nunca iria existir depois disso? Nunca. É por isso que devemos ter em mente que espécies iram desaparecer. Mas isso não nos dá direito de sair matando o reino animal todo. Apenas devemos respeitar o suficiente a natureza para quem ela decida o destino dos animais sem intervimos.
     A Terra é um planeta raro onde a vida se desenvolveu grandiosamente. Nós, como reis, devemos cuidar dela, pois como diz um velho bordão do Spider Men: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"
    
    Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para todos.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário